segunda-feira, agosto 21, 2006

As primeiras pagaiadas!


O inicio da minha actividade canoista, começou com um desejo que já vinha desde há muitos anos. Não foi possível na sequência de alguns impedimentos e indisponibilidades. No entanto, surgiu a idéia de avançar e achei que seria a altura oportuna de lutar por tão desejado hobby. Foi no inicio do Verão de 2004 que começou esta nova aventura. Parti então, para a escolha da minha primeira embarcação. Levou-me algum tempo. Os conhecimentos acerca de kayak's não eram nenhuns e muito menos dos kayaks de Águas Bravas, (que nem sequer conhecia) que é o que actualmente pratico, pelo que, depois de muito investigar e pesquisar na net, ainda não sabia muito bem a embarcação que escolher. Dadas as circunstâncias relativas à minha localização geográfica, e dos recursos existentes na minha região, acabei por comprar um "Rotomod Cadence". Uma embarcação boa para a iniciação. Foi com ela que comecei a dar as primeiras pagaiadas numa barragem próxima da minha residência (Barragem da Marateca). E foi aí que aprendi algumas coisas, tais como, controlar a direcção do kayak, que de princípio era um bocado difícil. Num dos dias de treino encontrei mais um aficionado (Luís Quilhó) nesta barragem, que até hoje me tem acompanhado nas várias descidas. Parece que não, mas foi uma motivação para eu continuar. Depressa percebi que não era este tipo de canoagem (passear em barragens) que queria, e desde então parti à descoberta das ditas "Águas Bravas". E foi graças ao site mais famoso de canoagem em Portugal, o "Canoagem . Online" (http://www.canoagem.online.pt/docs/default.asp), onde descobri quem me pudesse aconselhar, e a quem agradeço, especialmente ao Raúl Estrela e Artur Matos da Nabância (http://www.nabancia.org/), que foram incansáveis e sempre disponíveis para ajudar.
Foi no II Encontro de S. Martinho, no Alto Mondego no dia 6 de Novembro de 2004, organizado pela Kompanhia-das-Águas (http://kompanhia-das-aguas.planetaclix.pt/PAGINA-1.index.htm) que me extriei nas Águas Bravas (com experiência zero). A descida foi feita num kayak Prijon que nem sei qual o modelo, cedido pela Nabância, uma vez que já tinha vendido o meu 1.º kayak e andava a sondar o próximo modelo a comprar. A experiência foi boa e positiva, na medida que se firmou a minha vontade em apostar nesta actividade desportiva. O kayak que comprei de seguida, não foi efectivamente o desejado, mas dadas as condições financeiras a aquisição recaiu sobre o Speedo da marca Eskimo (uma versão económica). O kayak que sempre desejei comprar foi o Salto da Eskimo, aquele que achei talvez o ideal para descidas de rios, que mais tarde acabei por adquirir. A seguir à 1.ª descida seguiram-se muitas outras, que me têm proporcionado momentos inesquecíveis, e não esquecendo de referir, a sempre boa companhia e camaradagem entre os canoístas desta vertente.